Sintomas

Na esquizofrenia existem dois tipos de sintomas:

*Sintomas positivospercepções e pensamentos fora do comum, incluindo alucinações, delírios, desordens do pensamento e do movimento.

*Sintomas negativos - sintomas que representam a perda ou diminuição na capacidade de iniciar planos, falar, expressar emoções e encontrar prazer nas actividades quotidianas.


Os sintomas são difíceis de reconhecer como parte da esquizofrenia, e podem ser confundidos com preguiça ou depressão.



Os principais sintomas da esquizofrenia são:

Delírios: são ideias falsas, das quais o paciente tem convicção absoluta.

Alucinações: são percepções falsas dos órgãos dos sentidos. As alucinações mais comuns na esquizofrenia são as auditivas, em forma de vozes. Outros tipos de alucinação são visuais, tácteis ou olfactivas.


Alterações do pensamento: as ideias podem se tornar confusas, desorganizadas ou desconexas, tornando o discurso do paciente difícil de compreender.


Alterações da afectividade: muitos pacientes tem uma perda da capacidade de reagir emocionalmente às circunstâncias, ficando indiferente e sem expressão afectiva.


Diminuição da motivação: o paciente perde a vontade, fica desanimado e apático, não sendo capaz de enfrentar as tarefas do dia-a-dia. Quase não conversa, fica isolado e retraído socialmente.  

O nosso logótipo

A minha foto
Esquizofrenia 12ºCT2
O logótipo escolhido pertence a Edvard Munch e é intitulado de “O Grito”. A escolha do logótipo deve-se ao facto de este representar uma figura num momento de profunda angústia e desespero existencial – características que se podem evidenciar no esquizofrénico.
Ver o meu perfil completo

As nossas sugestões

  • Filme "Cisne Negro" - Darren Aronofsky
  • Filme "Esquizofrenia: Entre o real e o imaginário" - Lodge Kerrigan
  • Filme "Uma Mente Brilhante" - Ron Howard
  • Livro "compare Esquizofrenia ?! X Mente Partida ?! - Fatima Deitos"
  • Livro "Convivendo Com a Esquizofrenia - Mario Rodrigues Louza Neto"