O cérebro na Esquizofrenia



[a cor de cada titulo corresponde à cor da área do cérebro de que estamos a falar]





Área de Compreensão Auditiva

Possibilita que escutemos e entendamos a fala. Na esquizofrenia, uma superactividade na área de compreensão da fala (chamada Área de Wernicke) pode criar alucinações sonoras – a ilusão de que pensamentos são vozes verdadeiras.


Gânglio Basal

Envolvido em movimentos e emoções e em integração da informação sensorial. Acredita-se que o seu funcionamento anormal na esquizofrenia contribui para paranóia e alucinações (bloqueia excessivo dos receptores de dopamina no gânglio basal por medicamentos antipsicóticos tradicionais levam a efeitos colaterais motores).


Lobo Occipital

Processa a informação visual. Pessoas com esquizofrenia raramente têm alucinações visuais maduras, no entanto distúrbios nessa área contribuem para dificuldades como interpretação de imagens complexas, reconhecimento de movimentação e leitura de emoções em outras faces.


Lobo Frontal

Crítico para resolução de problemas, ideias e outras funções cognitivas superiores. Perturbações na esquizofrenia levam a dificuldades para planear acções e organizar pensamentos.

O nosso logótipo

A minha foto
Esquizofrenia 12ºCT2
O logótipo escolhido pertence a Edvard Munch e é intitulado de “O Grito”. A escolha do logótipo deve-se ao facto de este representar uma figura num momento de profunda angústia e desespero existencial – características que se podem evidenciar no esquizofrénico.
Ver o meu perfil completo

As nossas sugestões

  • Filme "Cisne Negro" - Darren Aronofsky
  • Filme "Esquizofrenia: Entre o real e o imaginário" - Lodge Kerrigan
  • Filme "Uma Mente Brilhante" - Ron Howard
  • Livro "compare Esquizofrenia ?! X Mente Partida ?! - Fatima Deitos"
  • Livro "Convivendo Com a Esquizofrenia - Mario Rodrigues Louza Neto"