O cérebro na Esquizofrenia
[a cor de cada titulo corresponde à cor da área do cérebro de que estamos a falar]
Área de Compreensão Auditiva
Possibilita que escutemos e entendamos a fala. Na esquizofrenia, uma superactividade na área de compreensão da fala (chamada Área de Wernicke) pode criar alucinações sonoras – a ilusão de que pensamentos são vozes verdadeiras.
Gânglio Basal
Envolvido em movimentos e emoções e em integração da informação sensorial. Acredita-se que o seu funcionamento anormal na esquizofrenia contribui para paranóia e alucinações (bloqueia excessivo dos receptores de dopamina no gânglio basal por medicamentos antipsicóticos tradicionais levam a efeitos colaterais motores).
Lobo Occipital
Processa a informação visual. Pessoas com esquizofrenia raramente têm alucinações visuais maduras, no entanto distúrbios nessa área contribuem para dificuldades como interpretação de imagens complexas, reconhecimento de movimentação e leitura de emoções em outras faces.
Lobo Frontal
Crítico para resolução de problemas, ideias e outras funções cognitivas superiores. Perturbações na esquizofrenia levam a dificuldades para planear acções e organizar pensamentos.
Subscrever:
Mensagens (Atom)
Páginas
Reportagens
O nosso logótipo
- Esquizofrenia 12ºCT2
- O logótipo escolhido pertence a Edvard Munch e é intitulado de “O Grito”. A escolha do logótipo deve-se ao facto de este representar uma figura num momento de profunda angústia e desespero existencial – características que se podem evidenciar no esquizofrénico.
As nossas sugestões
- Filme "Cisne Negro" - Darren Aronofsky
- Filme "Esquizofrenia: Entre o real e o imaginário" - Lodge Kerrigan
- Filme "Uma Mente Brilhante" - Ron Howard
- Livro "compare Esquizofrenia ?! X Mente Partida ?! - Fatima Deitos"
- Livro "Convivendo Com a Esquizofrenia - Mario Rodrigues Louza Neto"